segunda-feira, 19 de abril de 2010

PASTORAL DA JUVENTUDE ABRE SEMANA DA CIDADANIA

BARRA MANSA - RJ.
A Semana da Cidadania foi aberta na manhã do último domingo, dia 18, na Praça da Matriz de São Sebastião, localizada no centro de Barra Mansa. O encontro marca o início da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. O evento reuniu mais de cem jovens de Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Porto Real e Rio Claro. Após a celebração de uma missa foram realizadas atividades como shows, debates, apresentações de teatro e exposição de estandes.
A campanha tem como objetivo avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar a realidade de violência vivida pela juventude no Brasil.
De acordo com o coordenador da Pastora da Juventude (PJ) na regional de Barra Mansa, Átila Horta de Andrade, a sociedade deve ser alertada sobre a gravidade da violência cada vez maior entre os jovens. "A importância dessa campanha é conscientizar a juventude e a população sobre essa realidade. Muitos jovens estão morrendo prematuramente e pelos motivos mais banais", alertou o coordenador.
Realizada todos os anos entre 14 e 21 de abril e elaborada pelas Pastorais da Juventude em parceria com a Rede de Centros e Institutos de Juventude juntamente com Semana do Estudante (agosto) e o Dia Nacional da Juventude (outubro), a Semana da Cidadania compõe as atividades permanentes das Pastorais da Juventude do Brasil e esse ano tem como tema "Trabalho para a vida, não para a morte" e lema, "Juventude, suando e sonhando, em marcha contra a violência".
Durante a semana ocorrerão palestras, ministradas por membros PJ nas comunidades e escolas municipais de Barra Mansa com o intuito de refletir sobre aumento da mortalidade juvenil em vários paises, principalmente no Brasil. (...)
Para o padre Carlos Alberto da Silva, essa é uma resposta da juventude contra uma realidade que deve ser mudada e toda a sociedade deve se mobilizar contra a violência.
- Esse ato é importante e serve como resposta da juventude em defesa da vida. Os jovens não podem se calar diante da realidade em que vivemos e todos devem procurar construir uma sociedade diferente - afirmou o padre. A estudante Luara da Silva Conceição afirmou que participar de um movimento como esse contribui para o crescimento pessoal. "A violência é vista como algo muito comum ultimamente. A campanha vem para mostrar que isso não tem nada de comum e que deve ser mudado. A maior parte da violência está no meio de jovens e adolescentes", alertou a estudante.

Fonte: Jornal Diário do Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: