sábado, 16 de outubro de 2010

EVANGELHO DOMINICAL - (Lucas 18,1-8) - DOMINGO, 17/10/2010


- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo:
2”Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’
4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!’”
6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?
8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor.


***     ***     ***     ***     ***


REFLETINDO A PALAVRA
Deus que convida à conversão

O seguimento de Jesus implica necessariamente um compromisso com o povo. Declarar-se por Jesus diante do povo é testemunhar o seu amor que comunica a vida plena a todos. Este testemunho passa pela inserção do discípulo na vida comunitária, onde se vivem a partilha, a misericórdia e o perdão. A experiência comunitária transborda na missão transformadora do mundo. No Evangelho de Marcos, na passagem paralela a esta, encontramos, de modo mais 

esclarecedor: "Tudo será perdoado aos filhos dos homens (os humanos)" (Mc 3,28-30). Significa o imenso amor misericordioso de Deus que convida à conversão e à adesão a Jesus e ao seu Espírito de amor. Porém a blasfêmia contra o Espírito Santo é a rejeição do próprio perdão e do dom da vida eterna por Deus. Os chefes religiosos 
de Jerusalém, ao dizerem que Jesus estava possuído por um espírito impuro, blasfemavam contra o Espírito Santo manifesto em Jesus. Na cegueira do poder e do amor ao dinheiro, perdem-se o amor, a paz e a própria vida. Os discípulos, tendo acolhido a Jesus, enfrentam as adversidades e perseguições na paz do Espírito de amor. 


Autor: José Raimundo Oliva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: