quinta-feira, 14 de julho de 2011

DOM FRANCISCO BIASIN VISITA A DIOCESE DE BARRA DO PIRAÍ - VOLTA REDONDA

“Ouvir, acolher, refletir e dialogar”. Com estas palavras o novo bispo da diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda (RJ), dom Francisco Biasin resumiu seu otimismo em se encontrar com o clero diocesano e lideranças das pastorais e movimentos, no Centro Diocesano de Formação Cristã (CDFC), Barra Mansa, onde foi acolhido, na na última semana, com grande expectativa e entusiasmo, o que foi retribuído pelo novo pastor, acompanhado do administrador apostólico, dom João Maria Messi.
A coordenação diocesana de pastoral discorreu sobre trajetória da caminhada, pontuando momentos marcantes e decisivos da diocese, como a realização do primeiro Congresso Missionário Diocesano, (2001); 11 Assembleias Diocesana; estrutura da Igreja Diocesana, realidade eclesial, número de padres por região pastoral; o andamento do processo de elaboração do Diretório Litúrgico Sacramental Diocesano e os desafios das pastorais sociais, frente aos problemas que carecem da presença da Igreja nas esferas: política, econômica e social da região Sul do estado do Rio de Janeiro.
“Fiquei impressionado com o dinamismo apresentado pelas lideranças da diocese, sobretudo pelas pastorais sociais e sei o quanto evoluiu e vem crescendo a cada dia. Quero colaborar com espírito de serviço e inserir-me nesta realidade da qual o Senhor me chama, assumindo com todos os diocesanos, na certeza da comunhão eclesial”, disse dom Francisco, que ainda se encontrou com colaboradores da Mitra Diocesana, Volta Redonda, participou do programa de rádio católico, Estação Vida, respondeu perguntas de ouvintes e reuniu-se com a coordenação diocesana de pastoral.
Dom João Maria Messi lembrou que este primeiro momento com dom Francisco foi agradável e cheio de perspectivas de continuidade da missão de Jesus. “Agradeço a dom Francisco pela coragem e carisma. Vamos rezar para que ele assuma sua nova missão, tranquilamente e vamos apoiá-lo em quaisquer necessidades”, garantiu dom João.
A diocese possui uma riqueza que vai completar 89 anos em 8 de dezembro, que é Cúria Diocesana, local referencial de acolhida do povo, onde vi força e espaço de extrema importância para o desenvolvimento da evangelização”, ressaltou o novo bispo, retornando para a diocese de Pesqueira (PE) da qual será enviado com missa, no dia 24 de julho.
Dom Francisco Biasin vai tomar posse no dia 28 de agosto, às 10h, na Ilha São João, em Volta Redonda, mas antes vai participar da Jornada Mundial da Juventude, em Madrid, de 16 a 23 de agosto.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: