quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PROJETO PAZ E BEM CELEBRA 15 ANOS NO BAIRRO VISTA ALEGRE

Barra Mansa - RJ
Neste mês de setembro o "Projeto Paz e Bem" sediado no bairro Vista Alegre em Barra Mansa (RJ) completará 15 anos de intenso trabalho que visa proporcionar aos seus assistidos, familiares e comunidades, a construção de uma cultura de paz, motivando a coleta seletiva e o compromisso com a justiça. Para tanto diversas atividades vêm sendo realizadas nos últimos meses para marcar a data.

No próximo dia 25, domingo,  às 9 horas da manhã, uma Missa Solene em ação de graças na igreja de São José, onde tudo começou, marcará as comemorações pelo aniversário do projeto.

Irmã Ana Maria Vicente Soares, co-fundadora do projeto
Centenas de pessoas, dentre colaboradores, assistidos, ex-assistidos, familiares e representantes de diversas paróquias e comunidades da diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda são esperadas para a cerimônia que contará, ainda, com a presença de um grupo de franceses que ajudam na manutenção do projeto desde o seu nascimento e que chegaram no Brasil no último dia 13 especialmente para participar da celebração. Dentre os franceses está também o padre Tiago (Jacques) Pierre Purpan, do clero da Arquidiocese de Paris que é um dos fundadores do projeto.

No mesmo dia 25, após a Missa, uma caminhada será realizada até a Casa Paz e Bem, no mesmo bairro, onde uma confraternização se estenderá durante todo o dia com a presença da comunidade.


Breve Histórico
O Projeto Paz e Bem nasceu no bairro Vista Alegre em Barra Mansa (RJ), no ano de 1996. A primiera atividade realizada foi a Campanha: “Armas nem de Brinquedo”. Esse projeto pioneiro na região foi recebendo varias adesões da sociedade, apoio das comunidades eclesiais da Paróquia Santa Cruz, animada pelas Irmãs Catequistas Franciscana e o padre  Tiago Purpan.

Muitas caminhadas pela paz, campanhas, passeios ciclisticos foram realizaods em vista de se criar uma cultura de paz. Em 1999, na Assembléia Comunitária da Comunidade Eclesial São José o movimento se instituiu "Casa Paz e Bem" atendendo 100 crianças em situação de risco. Depois foi construida a sede a Fábrica de Vassouras e a Reciclagem, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Colaborou: Irmã Ana Maria Vicente Soares, Catequista Franciscana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: