quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

BENTO XVI TEM UM CARINHO ESPECIAL PELO BRASIL

Aparecida - SP
O Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Raymundo Damasceno Assis, estará presente no Conclave que vai escolher o novo Papa da Igreja, com o anúncio da renúncia de Bento XVI

Nessa entrevista, concedida a agência Zenit no Brasil, Dom Damasceno fala sobre a importância de Bento XVI para a Igreja no Brasil.

1. Um Papa pode renunciar? o que é que ele renuncia?
Segundo o Direito Canônico, cânon 332, o Papa pode renunciar ao seu cargo. Para que a renúncia seja válida, se requer que seja livre e devidamente manifestada. Não se exige que seja aceita por alguém ou por um grupo de pessoas. Para todos os demais cargos, se requer que a renúncia seja aceita por alguém.

2. Quais razões levariam um Papa a renunciar?
O motivo da renúncia de um Papa é simplesmente uma justa causa que pode ser fundada em motivos objetivos ou subjetivos. O Papa Bento XVI deu como um dos motivos de sua renúncia “que suas forças, devido à avançada idade, não mais são apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro.”

3. E agora? O que acontecerá com Bento XVI? Continua sendo Papa?
Após sua renúncia o Papa Bento XVI não será mais Papa. Ele será o Cardeal Ratzinger ou Bispo Emérito de Roma.

4. Como assim, “papa emérito”?
Na Igreja não pode haver dois Papas. Jesus constituiu entre os doze apóstolos a Pedro chefe, cabeça do Colégio apostólico. O sucessor de Pedro é o chefe, a cabeça do colégio episcopal, sucessor do colégio apostólico.

5. Ainda o poderemos chamar de Bento XVI ou somente Cardeal Joseph Ratzinger?
O papa Bento XVI, após sua renúncia, será o Cardeal Ratzinger ou Bispo emérito de Roma.

6. Qual tem sido a importância de Bento XVI para a Igreja no Brasil?
Além da importância do seu magistério para toda a Igreja, o Papa Bento XVI manifestou um carinho especial para com o Brasil: canonizou o primeiro santo brasileiro, Santo Antonio de Santana Galvão e decidiu a realização da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, em Aparecida, onde esteve para inaugurá-la no dia 12 de maio de 2007. Seu discurso de abertura da V Conferência é um dos discursos mais importantes do seu pontificado.

7. Como um católico deve receber essa notícia? Com tristeza, alegria, indiferença?
O católico deve viver esse momento da vida da Igreja com muita serenidade e em união de preces pelo Papa Bento XVI e pelo Conclave que elegerá o novo Papa. Cristo é o Pastor supremo da Igreja e o Espírito Santo a assiste na sua caminhada histórica. O elo da corrente da sucessão na Cátedra de Pedro nunca foi interrompido. Rezemos para que o novo Papa tenha muita sabedoria e fortaleza para conduzir a “Barca de Pedro” e guiar o Povo de Deus.

Fonte: Arquidiocese de Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: